Minha jornada com a língua portuguesa

Meu primeiro emprego foi aos 17 anos como estagiária no setor de contabilidade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde trabalhei por quase um ano e meio. Nesta época, eu estava cursando o Ensino Médio e tendo aulas particulares de francês com o mesmo professor que tinha me dado aulas de inglês no ano anterior, um padre que falava 9 idiomas.

Meu objetivo com este estágio na área contábil, que não tinha nada a ver comigo, era apenas juntar dinheiro para poder fazer o curso de comissários de bordo assim que eu completasse 18 anos. Porém, acabei mudando completamente os planos, pois me apaixonei por idiomas e decidi fazer a faculdade de Letras para me tornar professora!

Comecei a estudar a língua portuguesa por conta própria para fazer o vestibular e também para realizar concursos dos Correios. Eu precisava de dinheiro para pagar a minha faculdade, pois o salário de estagiária não era suficiente e as minhas economias poderiam pagar somente alguns meses do primeiro semestre. Queria muito ser efetivada na empresa para ter a estabilidade oferecida pelos concursos públicos e poder estudar sem precisar utilizar o financiamento estudantil (FIES).

Logo colhi os frutos dos meus esforços! Aos 18 anos, comecei a cursar a faculdade e, aos 19, já era concursada federal – eu era carteira – e assim consegui pagar os 4 anos do curso superior. Ao me formar, fiz entrevistas e concursos públicos municipais, então comecei a lecionar português e línguas estrangeiras em escolas regulares da rede pública e privada, em curso livre de idiomas, bem como a dar aulas particulares de inglês, espanhol, francês e português para pessoas de todas as idades e com diferentes objetivos.

Dominar a própria língua nos dá liberdade de comunicação e expressão, além disso, melhora a nossa autoestima, pois nos torna mais confiantes. Competência comunicativa e desempenho linguístico abrem muitas portas no mundo profissional e acadêmico, sem contar que são armas poderosas na nossa vida pessoal e social.

Que tal dar mais atenção à nossa língua mãe? Para ajudar, criei uma playlist no meu canal do YouTube exclusivamente para dar dicas de língua portuguesa!